segunda-feira, 7 de março de 2011

Centolla, caranguejo gigante da Patagônia chilena

Leila
queridos leitores deste blog

Cá estou novamente para revelar uma mancada que demos na viagem a Santiago do Chile, neste ano.

Todos nos falavam da necessidade de visitarmos o mercado popular, que não é como o de São Paulo, mas que é muito interessante e lá há um restaurante muito bom, que tem o prato típico feito à base de caranguejo. Todos eram unânimes que é delicioso e que deve-se experimentar.

Bem, fomos ao passeio pela cidade, promovido pela agência de turismo contratada por nós e o passeio terminou no mercadão. Logo que ali chegamos, garçons (diga-se, brasileiros) vieram nos abordar com o bonito caranguejo em mãos, como podem ver na foto postada. Este prato é feito de um caranguejo gigante chamado centolla e é um prato muito sofisticado.

Como era meu aniversário, Nino estava todo "aberto". Já havia me dado um conjunto de bijuterias de prata com as pedras típicas "lapisazule" . Só não deu com pedras maiores, porque "segurei" e escolhi um conjunto mais em conta. Quando o garçon disse que um caranguejo dava para dois (dá para quatro, viu?) Nino fez rapidamente as contas (em dinheiro chileno) e dividiu 70 000- (o valor do prato) por 2, o que deu 30000 para cada e achou possível.
O prato é saborossísimo, desta forma precisamos pedir algumas bebidas para acompanhá-lo e pedimos meia garrafa de vinho  (para mim)e duas cervejas (pequenas) para o Nino.
Ao pagarmos levamos um susto: pela primeira e única vez no Chile, a conta veio em dinheiro chileno e brasileiro. Transformada em real n ossa refeição ficou em nada mais nada menos que $420,00.


Ficamos tão aturdimos que não conhecemos o mercadão. Cuidado! não vacile! Este prato dá para quatro pessoas comerem muito bem.
Até hoje nos divertimos com tudo isso. Mas posso dizer foi um belo dia de aniversário.

Leila, 60 anos,mulher,  mãe, avó, professora, amiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário