segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

A VOLTA DOS QUE NÃO FORAM

Leilany Arruda

Não, esse não é post sobre filme de terror, mas estamos celebrando o destravamento de algumas blogueiras daqui (eu me incluo).
Para comemorar o destravamento post duplicado do crazy que está tentando pegar no tranco.

NÃO VÊ SAÍDA? SIGA EM FRENTE!!


Nesta semana tive uma reunião de trabalho em que me deparei com um verso conhecido, mas que dependendo do contexto em que estamos vivendo, damos mais ou menos atenção (como tudo na vida).

o verso era a parte de um poema latino que diz:

“Caminante no hay camino, se hace camino al andar…”
(caminhante não há caminho, faz caminho ao caminhar)

Buenas, como boa professora de filosofia que fui (alguém disse!), não pude deixar de fazer um exercício reflexivo trazendo para minha vida esse pequeno verso e me lembrando de algumas coisas (todas ao mesmo tempo).

Pensei na hora sobre as dificuldades mil que estou empreendendo em meu novo trabalho e como tudo tem que ser criado do nada; ou modificado numa guinada de 180 graus, o que gera muito medo, porque andar por um caminho que não existe ainda, faz-nos lidar com o medo do novo. Mas ao mesmo tempo em que sinto medo isso me gera uma "inquietação criadora", porque criar uma nova realidade, uma nova história para aquela comunidade à medida em que eu escrevo um novo momento em minha história profissional é maravilhoso!

Lembrei também de uma cena fantástica de um dos filmes do Indiana Jones, e que eu tinha certeza que não conseguiria achá-la, mas graças ao super google ei-la:





fiquei maravilhada de ver como a cena ainda estava vívida em minha memória e como ainda diz muito a mim ao assisti-la.

E por fim, lembrei-me ainda de uma imagem famosa que mostra essa questão de se fazer caminho ao caminhar. Nela, à medida que a pessoa anda um pincel vai pintando o caminho.


Então fica o recado: tá difícil?! não vê saída?! Seja criativo, construa um novo caminho ao caminhar, pois foi com base nos problemas que a sociedade chegou até onde estamos hoje. Não fuja dos desafios, encare-os como presentes para intervir na história deixando suas marcas de sujeito histórico-social.
Leilany tem 35 anos, é Pedagoga, mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Mãe de Laura (13), Sofia (6), e os gêmeos Sara e Daniel (2 anos). Casada há 15 anos com Marcus Jean. Atua na área da educação há mais de 15 anos, chefiou equipes e atualmente atua como OE em escola municipal, coordena uma casa, o exército de filhos, a empregada, presta assessoria na área de Trabalhos Acadêmicos e escreve para os blogs CRAZY MOM e CitroNelas e para o site da PIBCampos.

Um comentário: