terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Um projeto de culinária

Queridos blogueiros

Nesta quarta feira, dia 19 de janeiro, estivemos, Adriana (minha querida amiga e vizinha) e eu, fazendo nossa primeira experiência culinária com "velhinhas" em uma casa de repouso de Bauru. Nosso incentivo para esta ação, foi a vinda de tia Jacyra, minha madrasta, para Bauru, nesta casa de repouso. Tia Jacyra tem Alzheimer e neste ambiente pode ser cuidada por enfermeiras, fonoaudióloga, nutricionista, fisioterapeuta e médico. Quando estivemos lá, Adriana e eu, Adriana com seu olhar aguçado de educadora, percebeu que faltava neste ambiente, atividades coletivas, que envolvessem as "velhinhas" e foi assim que pensamos um projeto quinzenal, primeiro de artes e depois ao saber que já tiveram experiência negativa na área, optamos por culinária.
Adriana encontrou uma receita de bolacha feita com leite em pó e resolvemos começar o projeto. Márcia a proprietária da casa de repouso, aceitou superbem nossa ideia. Estávamos apreensivas. Das 11 mulheres moradoras lá, vieram para a copinha, 5 delas. Lógico, tia Jacyra estava junto. Havia duas, uma senhora de 94 anos que foi diretora de escola pública em Bauru e uma outra que era enfermeira, que conscientes, se interessaram pela receita, faziam as bolinhas e prensavam as bolachinhas para fazer os diferentes desenhos. Pena que esqueci-me de fotografar as bolachas, ficaram lindas! Tia Jacyra conseguia apertá-las e estava feliz com nossa presença e com a atividade. Outras duas só olhavam, mas amamos a experiência. Daqui a 15 dias faremos pão italiano. Já estão à espera. Nós também.







Conto com vocês, para darem sugestões de receitas simples, baratas e gostosas, que elas (as "velhinhas") possam participar mexendo com as mãos, mesmo longe do fogão. Lembrei-me do bombom de leite ninho que fazia com meus filhos, quando pequenos. Além das receitas, aceitamos qualquer ideia que seja de atividades com pessoas de mais de 80 anos.
Ah!A receita? Esqueci de anotar, mas é muito simples, creio que assim:(confie, liguei para a Dri)

Bolachinhas de Leite em Pó de Adrianinha

1/2 colher de sobremesa de fermento em pó
2 gemas
1/2 xícara de chá de margarina vegetal sem sal
2/3 xícara de chá de açúcar
1 colher de café de baunilha
1 1/2 de chá de leite em pó (só pó)
1 xícara de chá de farinha de trigo

Modo de fazer

Mistura as gemas com o açúcar e acrescenta a margarina. Bate bem. Depois acrescenta a baunilha, o leite em pó e a farinha. Por último acresce o fermento em pó. Faz bolinhas, compra forminha para bolachas da Avon, com carinhas etc e carimba sobre as bolinhas. Ponha em formas untadas com margarina e farinha, asse em forno médio. Bom apetite.


Leila Fernandes Arruda, 59 anos, amiga da Adriana Antunes e filha de Homero e Lúcia. Homero que casou-se em segundo casamento com Jacyra, 89 anos, com Alzheimer... 

Um comentário:

  1. Olá CitroNelas!! Estou sempre que possível acompanho os novos posts e adoro cada publicação!! Mas hoje ao ler este texto, além da receita das deliciosas bolachinhas, o mais delicioso foi ler este maravilhoso projeto de culinária com senhoras de determinada casa de repouso. Lembrei que no ano passado fui conhecer e visitar uma casa de repouso em Maringá/PR e que a emoção é indescritível. Quero deixar aqui os meus parabéns pela iniciativa!! Beijos da Cláudia - Estagiária da Letícia e da Natália

    ResponderExcluir