domingo, 14 de novembro de 2010

O perdão e o poder da libertação

                                                Leila

Faz 3 semanas que Regiane pediu-me que a substituísse numa aula na Escola Dominical. A aula é sobre o livro a Cabana, uma comparação sobre o que diz\ o autor sobre Deus e o que a Bíblia diz. Desde então venho estudando esta lição, já anteriormente conhecida por mim, porém por fatores externos à nossa vontade, a aula foi sendo protelada. E eu estudando...Mais do que estudar, este tempo foi um processo de cura para minha alma. A lição é sobre perdão e o poder da libertação.

Começa com uma história de Jesus sobre o servo incompassivo. Diz assim o texto:
Então, Pedro, aproximando-se, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes?

Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete.

Por isso, o reino dos céus é semelhante a um rei que resolveu ajustar contas com os seus servos.E, passando a fazê-lo, trouxeram-lhe um que lhe devia dez mil talentos.Não tendo ele, porém, com que pagar, ordenou o senhor que fosse vendido ele, a mulher, os filhos e tudo quanto possuía e que a dívida fosse paga.Então, o servo, prostrando-se reverente, rogou: Sê paciente comigo, e tudo te pagarei.E o senhor daquele servo, compadecendo-se, mandou-o embora e perdoou-lhe a dívida.Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos que lhe devia cem denários; e, agarrando-o, o sufocava, dizendo: Paga-me o que me deves.Então, o seu conservo, caindo-lhe aos pés, lhe implorava: Sê paciente comigo, e te pagarei.Ele, entretanto, não quis; antes, indo-se, o lançou na prisão, até que saldasse a dívida.Vendo os seus companheiros o que se havia passado, entristeceram-se muito e foram relatar ao seu senhor tudo que acontecera.Então, o seu senhor, chamando-o, lhe disse: Servo malvado, perdoei-te aquela dívida toda porque me suplicaste;não devias tu, igualmente, compadecer-te do teu conservo, como também eu me compadeci de ti?E, indignando-se, o seu senhor o entregou aos verdugos, até que lhe pagasse toda a dívida.Assim também meu Pai celeste vos fará, se do íntimo não perdoardes cada um a seu irmão.

Como dar esta aula sem fazer comigo o movimento de perdão? A lição diz: Perdoar a Deus por aquilo que penso que Ele não fez por mim. Perdoar a mim, quando fiz ou deixei de fazer algo ao outro ee perdoar o outro pelas ações que me magoaram. Aí aprendi que perdoar é deixar livre, soltar, libertar, despedir, mandar embora, atrribuir um favor incondicional àquele que nos feriu. É não levar em conta o mal causado. Como Deus perdoa devemos perdoar.

E eu, que sou sanguinea, que defendo minhas causas com fervor, e que por isso fiz muitos amigos, mas também muitos inimigos, depositei aos pés de Jesus o nome de cada um, deixando-os livres e me libertando da opressão.

E perdoa nossos pecados assim como perdoamos aqueles que nos tgem ofendido.

Eu não quero ser como o servo da história de Jesus. E você? Com o auxílio Dele conseguimos esse movimento de cura de nossa alma.

Leia este livro, irá ajudá-lo. Leia a Bíblia, o ajudará mais.

Leila Arruda- 59 anos- cristã- educadora- pedagoga, esposa- mãe de 3 filhos-avó de 6 netos...

2 comentários:

  1. Fatástico...
    Obrigada por eu poder contar com você (como sempre)!
    É isso aí, é um exercício que devemos fazer quase que diariamente para conseguir "passar por cima" das mágoas, sofrimentos que as pessoas nos causam... é exatamente como a história do servo e do conservo, se Deus me perdoou, como eu ouso não liberar perdão ao outro...
    A gente não perde a mania de (mesmo inconscientemente) querer nos colocar no papel de Deus!

    ResponderExcluir
  2. Querida leila,esse é um exercicio que tenho muuuita dificuldade em fazer, e com isso sofro calada, mesmo acreditando em Deus.
    bjo.Paula.

    ResponderExcluir