terça-feira, 6 de julho de 2010

CINEMA E ARTE

A arte é a mentira que nos permite conhecer a verdade - Pablo Picasso

Nesta terça-feira no Google, a tela inicial (para quem não a tem personalizada), tinha como tema Frida, uma figura para muitos... estranha, mas que não deixa de ser emblemática.



Eu viajo muito através do estudo da história da arte, sempre que posso, quero conhecer algo novo deste universo, mesmo que não seja tão “novo”. Tive o prazer de fazer meu TCC, sobre a obra do artista brasileiro Romero Britto. Foi através da arte que me descobri design (e não uma artista ou arquiteta frustrada rsrs), nela encontro referências únicas de aperfeiçoamento em percepção, observação, sentimentos, formas, cores,... para o meu trabalho e para a minha vida.

Mas para quem não é chegado em um Argan como eu (ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras. 1992.) pode mergulhar nestas incríveis histórias através de uma rica filmografia específica (Frida é um deles) que compartilho hoje com vocês (não liguem para os meus "ótimos" comentários!!!):




"FRIDA”: paixões, tragédias e talento inspiradores
Pra quem gosta de biografia, bom. Como filme nem tanto.
O início na pintura foi em função do acidente que a deixou de cama por meses, como não podia sair da cama, ganhou telas, tintas e pincéis e levou o nome do México às galerias dos grandes pintores mundiais.

POLLOCK
O Guti não queria assistir quando aluguei, mas hoje diz ser um dos melhores filmes sobre biografia que já assistiu.
Jackson Pollock (1912-1956) - um dos maiores artistas plásticos norte-americanos do século 20, o filme mostra a trajetória da fama à decadência do pintor ao longo da vida, partindo de sua revelação para o mundo das artes como principal expoente do expressionismo abstrato até sua morte prematura e trágica em um acidente de carro.

MODIGLIANI
Muito bom!
Filme sobre Amedeo Modigliani, um homem que revolucionou o mundo das artes na Paris do início do século XX . Elenco : Andy Garcia, Elsa Zyberstein, Omid Djalili, Eva Herzigoga Realizado por Mick Davis (2005).

UMA GAROTA IRRESISTÍVEL
Doidinha de tudo, mas muito bom! Achei várias capas no Google, mas pelo que me recordo o que eu assisti é essa imagem que postei. Este não é um filme específico sobre o artista Andy Warhol, mas sim sobre a vida de Edie Sedgwick, uma modelo que conquistou a fama ao se aproximar do artista ao frequentar seu estúdio.

**Apesar das obras maravilhosas destes artistas, geralmente, suas vidas são carregadas de drogas, conflitos internos, depressão e luxuria, o que torna muitas vezes, filmes impróprios para uma aula de arte educação primária!

SOMBRAS DE GOY
Foi uma biografia que não gostei – NÃO RECOMENDO, mas segue referência.

Alguns infelizmente, ainda não tive oportunidade de assistir, mas guardei as indicações para quando puder... Se você já assistiu, é só comentar!!!

BASQUIAT - TRAÇOS DE UMA VIDA, 1996 (recomendado pela minha querida Elba).
Filho de pai haitiano e mãe porto-riquenha, Basquiat revela seu talento como grafiteiro. É assediado por marchands, até cair nas graças do pai da Pop-Art, Andy Warhol.

OS AMORES DE PICASSO, 1996
Conta a vida de Picasso sob a ótica de uma de suas muitas mulheres.

SONHOS, Akira Kurosawa, 1990
Um filme que investiga, em oito episódios, alguns dos fantasmas do inconsciente humano. Expressa de forma poética as imagens e fantasias que as pessoas constroem dentro de si. Ele fala ao olhar e ao coração, como um grito de alerta ao homem para não destruir seu planeta. Há as grandes causas pelas quais se tenta apelar: o amor, a natureza, o entendimento entre as pessoas, os riscos da guerra nuclear e a lição e a experiências de quem sabe ver o mundo com o olhar simples de um centenário aldeão.

SEDE DE VIVER, 1956
Um adaptação brilhante da biografia Vincent Van Gogh (Kirk Douglas) escrita por Irving Stone. Van Gogh é o arquétipo do gênio artístico atormentado, cuja magnificência da obra contrasta com uma existência infeliz e amargurada que haveria de conduzi-lo ao suicídio. Anthony Quinn ganhou o Oscar pela sua interpretação de Paul Gauguin, outro génio da pintura amigo de Van Gogh.

Agora, pra quem não gostou de nenhuma dessas indicações, pode ir até o blog da nossa amiga Bianca, que tem a proposta de postar um filme por dia durante um ano todo. Segue quadro Pollock:




Bem, hoje é só! E como diz a Natália: beijokas com pipoca e boa sessão da tarde!!!

Letícia, 32 anos, mestre em Design, coordenadora de produção e artes gráficas de uma distribuidora, professora universitária em um curso de engenharia (tudo a ver), ama arte, artesanatos (só não tem muita habilidade pra coisa). E acima de tudo, mãe da Nina.

3 comentários:

  1. simbóra para a BlockBuster.
    Adorei as indicações
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Cada filmão, em??? Tenho até vergonha de contar que ontem adquiri um filme dos trapalhões....hahahah

    ResponderExcluir
  3. meo Deoss quanto filme q eu nao vi! Preciso me atualizar com essa lista rs

    ResponderExcluir