terça-feira, 13 de julho de 2010

Refritanto sobre Logias!


Natália

E ai meninotas! Esse fim de semana estou terminando minhas tarefas de um curso que estou fazendo na igreja. Uma delas era fazer uma pesquisa sobre diveeeersas correntes teológicas. 
Entre todas essas logias eu fiquei pensando como é grande a necessidade que o homem tem de entender, justificar e especular sobre Deus. Nessa necessidade as conclusões vão das absurdas até as coerentes. Absurdas eu digo porque existem teologias que mesmo no fim não se mostrando verdade, percorrem um caminho que faz sentido de alguma forma. Mas outras, são de chorar tamanha falta de ligação entre meios e fins.

Em tudo eu cheguei a mesma conclusão que tenho chegado a algum tempo: 

Não podemos compreender Deus de maneira completa! 
E ainda bem que é assim, do contrário ele seria pequeno demais. 

Mesmo que em nossa humanidade tenhamos essa necessidade de saber, a grandeza de Deus é incompreensível. Nessa tentativa desenfreada de explicar o inexplicável é que surgem mirabolantes teologias, onde Deus já não é mais Deus e o homem já pode se tornar um deus.
Eu realmente acredito que essa busca de compreensão está relacionada ao desejo que temos em nós por Deus, desejo esse que só Ele mesmo pode suprir (já que foi Ele mesmo quem colocou isso). Existem coisas relacionadas a Deus que nunca vamos compreender humanamente falando, vamos vivenciar. E outras que podemos encontrar claramente explicadas na palavra dEle. E ainda outras que não vamos compreender ou vivênciar, vamos crêr, afinal isso é fé.

Mas depois de refritar um pouco as idéias, 
um versículo da bíblia que fala um pouco fala disso...

Ele fez tudo apropriado a seu tempo. Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade; mesmo assim este não consegue compreender inteiramente o que Deus fez. 
Eclesiastes 3.11

Beijokas pipokas!

Natália, 22 anos, designer, por enquanto apenas encubadora de sonhos. Namora a dois anos com Thulio! Costureira, faladeira, fuçadeira. Ama JESUS, é apaixonada por arte, suas expressões, Cheiro de chuva e um bom cachorro quente...ai que fome! Há! Está de dieta! E mais um monte de coisas que conto depois! Ok? ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário