sábado, 7 de agosto de 2010

realidade da inclusão Escolar em Bauru - Parte II

por Regiane Montilha
Olá Queridos


Hoje vim pra falar do outro lado da realidade da inclusão escolar em Bauru (Ver aqui a parte 1.) Desta vez, vim para falar o que "está dando certo". Devo isso aos meus leitores.

Devemos sim valorizar o que há de bom nessa "novidade" (que já não é tão nova assim)

BRINQUEDOTECA INCLUSIVA EM UMA CRECHE CONVENIADA COM A PREFEITURA DE BAURU



Estive ontem na inauguração de uma brinquedoteca inclusiva na Instituição Bom Samaritano (creche que atende 100 crianças das 7:30 às 17 horas diariamente.
Creche onde trabalhei no ano passado e deixei para poder assumir o cargo que eu estava esperando na prefeitura (na minha praia - Ed. Especial)

Muitas lutas, diante da transição obrigatória (assistencialismo versus educação), muitos sonhos, muitas, sementes, muitos amigos, muito carinho e muito trabalho para que a creche acompanhe a demanda educacional, bem como o ritmo acelerado da nova sociedade.

Hoje a creche está com uma nova cara, o vice-presidente e presidente, estão empenhados em melhorar cada vez mais o atendimento naquele local, e vemos que a participação da nova coordenadora tem contribuído de forma eficaz nessa melhoria. (Quietinha hein?) rsrsrs

Desde o ano passado, a instituição recebe o apoio da equipe da educação especial da Secretaria da Educação, para ajudar com o trabalho a duas crianças que tem necessidades educacionais especiais (NEE).

Os idealizadores
Julio e Alice
Esse ano o trabalho tem crescido no que resultou em um projeto de acessibilidade maior, práticas inclusivas dentro e fora da turma dessas crianças.

Foi elaborado um projeto e partindo disso, a coisa foi se desenvolvendo. O professor que pensou esse trabalho juntamente com a coordenadora é o Júlio lá do Especial.

A idéia foi de criar um espaço totalmente inclusivo na brinquedoteca, utilizando-se de rampas de acesso, cantos sensoriais, cantos para histórias contadas de diferentes formas, cantos de jogos, cantinho das fantasias, do faz de conta, plaquinhas de sinalização expostas em formas de desenhos, palavras escritas em Braile, Libras e no velho e bom Português...

Rampa de acesso











A coordenadora declara que o produto final, não foi o mais importante e sim o processo como foi feito.
O fato é que com o desenvolvimento do projeto (para tirá-lo do papel e concretizá-lo) houve muito trabalho, muita discussão e muita pesquisa e o ganho nisso tudo é que as pessoas que trabalham na creche, funcionários, professores, membros da diretoria e as próprias crianças, passaram por momentos de aprendizagem de algo que eles nunca haviam parado pra pensar! Todos sempre comentando "puxa, que legal, existe isso?" "quero ir fazer curso de Braille, é demais!" Nossa vamos aprender libras para falar com a colega que precisa?" Sempre alguém trazendo um comentário positivo, em cima do que estava vendo.

Diretoria - Othoniel ( Presidente) e Eduardo (Vice)
Hoje com certeza a visão que essas pessoas tinham de inclusão, é outra, viram que não é tão difícil assim adaptar os ambientes, a forma de trabalhar...

Realmente é um trabalho significativo no meio da Educação Infantil.

Aqui, todos ganharam! As crianças com e sem NEE, os adultos, as famílias a comunidade... novos olhares, novos rumos....

A saber... o projeto para esse segundo semestre é fazer adequações arquitetônicas nas mais diferentes necessidades: rampas de acesso, alargamento das portas, diferentes formas de sinalização, mesas adaptadas, brinquedos, parque..conforme as orientações previstas na Lei 10098.
Com isso acontecerá mais reformas, mais melhorias... mais acessibilidade a todos.

Parabéns à toda equipe que se empenhou para a concretização desse projeto e ainda pela iniciativa e desejo de realizá-la!


A Instituição Beneficente Bom Samaritano fica no Jd. Bela Vista (Bauru) é uma Creche que atende 100 crianças dos 4 meses a 6 anos e é um orgão filantrópico vinculado à Primeira Igreja Presbiteriana de Bauru e Prefeitura Municipal -Secretária da Educação o telefone de lá é: 14 3222-6507 e-mail: crechebomsamaritano@yahoo.com.br

5 comentários:

  1. Re, parabéns pelo post, merece um espaço no JC.
    Alice, Otoniel, Eduardo e demais educadores envolvidos com essa conquistas, vocês merecem nossos parabéns pela ousadia em ir além do que nos cobram diretamente, mas buscar realizar o sonho de dar a essas crianças o mínimo necessário para que elas aprendam!

    ResponderExcluir
  2. Re, tenho dito pelas palavras da Leilany parabéns a toda a equipe e direção.Muito sucesso com o projeto.
    Ana Paula.

    ResponderExcluir
  3. Oi Rê.... amei seu post e até me emocionei ao abrir meu e-mail!!! que surpresa...senti tristesa por não ter acompanhado td de perto..mas senti muita alegria tbém..por ver as coisas evoluirem....isso é mto bom!!!!!
    saudade...
    bjosssss

    ResponderExcluir
  4. PARABÉNS!! a TODOS A EDUCAÇÃO NECESSITA DISSO DE MUITO COMPROMISSO E PESSOAS COMPETENTES!!!

    ResponderExcluir