terça-feira, 10 de agosto de 2010

TODO DIA É DIA DOS PAIS!

Leila
Queridos leitores deste blog,

Domingo foi o dia dos pais e minha homenagem é dupla, ou melhor tripla, pois posso dividi-la em 3 categorias. Para meu pai, meu marido, pai de meus filhos e para meu filho e genros, pais de meus netos. Estendo-a também a todos os pais que por aqui passarem.
Lembro-me de minha infância, recheada de causos com meu pai, pessoa especial que esteve presente em muitos momentos importantes. Contador de histórias, aprendi com ele as muitas histórias que contava para os filhos dormirem.
Naquele tempo, quando a iluminação da cidade era menor, podíamos ver muitos pirilampos (vagalumes) em nosso quintal. Deitávamos na rede e cantávamos:
vagalume tem tem,
seu pai tá aqui,
sua mãe também,
comendo mingau na colher de pau

Quanto a meu marido, lembro que ele era o ponto de equilíbrio em casa, pois eu mais permissiva, deixava os meninos mais à vontade e ele era o "quebra panela". Trouxe para a família o prazer da comida, o sentar-se à mesa e fazer as crianças limparem o prato. Lembro-me que quando as crianças não queriam comer mais, D. Antonia, nossa empregada, escondia seus pratos no forno para que ele não ficasse bravo e deixasse as crianças saírem da mesa...Nossa viagens para a praia eram esperadas por todos e íamos com o porta malas cheio de comidas variadas e por fazer...Nino brincava no mar, com e como as crianças.

E o filho e genros? Hoje com os papéis mudados sinto-os dividindo mais o cuidado com os filhos. Hoje os pais e mães, eu creio, têm tarefas semelhantes em casa e fora de casa. Tenho um genro que é o operador da máquina de lavar roupas, tenho outro que sai de bicicletas com a prole e meu filho está presente em todos os fatos da formação de Guilherme, seu filho.
A todos vocês, meus queridos, muita força e coragem. Feliz dia dos pais (atrasado por falta de disposição - Letícia)!

Leila Arruda, 59 anos, pedagoga, mestre em assentamentos humanos, professora de Didática do IESB, coordenadora do núcleo Freinet de Bauru, mãe de 3 filhos (Leopoldo, Leilany e Letícia) e vó de 6 netos.

Um comentário: