segunda-feira, 28 de junho de 2010

DE QUE SÃO FEITOS OS MENINOS?



Leilany Arruda

Desde sempre tive medo de ser mãe de meninos.

Fui menina muito espivitada, dei trabalho, mas achava difícil ser mãe de meninos, educá-los para serem homens amorosos, fiéis a suas futuras esposas, companheiros, honestos, líderes fortes e ainda assim não terem cara de "meninos educados pela avó".

Mas a vida me deu um desafio maior que esse. A vida me deu um menino em meio a outras 3 filhas meninas! E ainda "par de vaso" (gemelar) de uma menina.
Agora vou vivendo o desafio de educar esse menino.

Mas em que educar meninos é diferente de educar meninas? Me perguntariam aqueles que ainda não tiveram o desafio dessa tarefa.

Ontem teve uma festa aqui no condomínio e essa questão, que já venho matutando por aqui, ficou-me ainda mais evidente. Eram umas 15 crianças de diferentes idades em um aniversário de 1 ano, todas muito conhecidas entre si, visto que moram no mesmo condomínio que só tem uma rua. A palhaça animadora da festa, que por sinal trabalhava muito bem, ficou quase doida com os meninos de aproximadamente 8 anos. Eles atiravam comida nos outros, atrapalhavam as brincadeiras das outras crianças, estragavam as brincadeiras propostas, atropelavam as crianças menores, não esperavam sua vez e nem respeitavam as regras, subiam em qualquer coisa para poder pular, chutavam qualquer coisa que pudesse rolar, corriam em volta das mesas, em torno das pessoas....

Tirando o aspecto Falta de educação, principal ingrediente do mais terrorista dos meninos que ali estavam, tinha algo diferente nos meninos, penso eu que se evidenciava pela total necessidade de arriscar a própria vida sem nenhum motivo.

Em minha geração pude ver de perto o mesmo acontecer. Meu cunhado querido, que hoje é um dos homens mais honesto, bom filho e marido que conheço, quase matou uma grávida do coração ao colocar uma bomba no banheiro de um ginásio durante um retiro de nossa igreja quando tinha por volta de 10 anos. Ele e seu primo, que hoje é marido maravilhoso, advogado e bom filho, eram terroristas em nossas reuniões de adolescentes. Suas mães e pais são parte do grupo de pessoas mais valorosas que conheci. Profissionais de destaque na sociedade e homens e mulheres de valores primorosos, mas viveram em muitos momentos saias justíssimas por causa do comportamente de seus filhos meninos.

Aí me pergunto:

Como educar meu menino para impedir o ímpeto que o impele a subir em cima do telhado? Como fazê-lo levar a lei da gravidade a sério? Como fazê-lo chegar vivo e inteiro à vida adulta sem colocá-lo em uma bolha?

Por enquanto só tenho as perguntas e o livro que estou lendo: Educando Meninos.

Atualmente o Dan já é íntimo do PS... Escoriações, pontos na testa, corte na língua e vários galos em um pequeno menininho de apenas 1 ano e 8 meses.

Deixo vocês com essas questões, com o versinho que minha mãe gosta de recitar e quem sabe no futuro com o vídeo (que tentei postar por mais de 4 horas e não consegui), do meu traquina jogando futebol enquanto as irmãs assistem TV.

De que feitos os meninos?
De que são feitos os meninos?
Rãs, caracóis, rabinhos pequeninos...
Disto são feitos os meninos!

De que são feitas as meninas?
De que são feitas as meninas?
açúcar, perfumes e outras coisas finas...
disto são feitas as meninas!
Coleção mundo da criança - Volume 1

Leilany tem 34 anos, é Pedagoga, mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Mãe de Laura (13), Sofia (6), Sara e Daniel (1,8). Casada há 15 anos com Marcus. Atua na área da educação há mais de 15 anos, chefiou equipes e atualmente coordena uma casa, o exército de filhos, a empregada, presta assessoria na área de Trabalhos Acadêmicos e escreve para os blogs CRAZY MOM e CitroNelas.

3 comentários:

  1. De que são feitos? Saudades querida. Eu e Letícia ao invés de assistir o jogo estamos aqui lendo este delicioso texto, que junto com os demais deve virar um livro de crônicas, pensamos nós.
    beijos

    Leila e Letícia

    ResponderExcluir