terça-feira, 22 de junho de 2010

O CUIDAR DE MIM

Letícia
Hoje lendo um trecho da entrevista de Laís Bodanzky, me fez parar, repensar e querer dividir com vocês:

“Tudo que é pra mim, penso: “Ah, deixa pra depois”. Sabe aquilo que falam, na hora do voo, que, se acontecer uma pane, primeiro coloque a máscara de oxigênio em você e depois na criança? Eu sempre pensava: “Por que não antes na criança?”“. Depois é que percebi: se o adulto não está bem, como vai cuidar da criança? Eu ainda estou na busca de colocar a máscara primeira em mim. Quando você quer dar conta de tudo, quer é não fazer feio para os outros. Acontece que às vezes faz feio para você mesma. “(Laís Bodanzky na revista TPM (02.06.2010 por Ariane Abdallah).

Você muda o foco, mas desfoca o restante?! Infelizmente não é só a maternidade que faz isso na vida, assim como também a busca por uma carreira promissora, uma grande paixão, um grande projeto, estudos,... Desde que comecei a “blogar” tenho pensado muito em mim, sobre mim e o que NÃO quero pra mim. Através desta reflexão (aos poucos) tenho buscado “O CUIDAR DE MIM” e consequentemente dos que estão à minha volta.

A Natália (Citros) dá risada quando digo que estou procurando envelhecer com saúde, fazendo minhas duas horinhas semanais de “condicionamento físico”, mas essa é a pura verdade, se conseguir isso já me dou por satisfeita, mas tenho buscado MAIS (mas...nem sempre com sucesso). Semana passada, comecei uma dieta e consegui perder 1Kg, o que rapidamente foi reposto durante o final de semana.

A saúde é apenas um dos itens que devemos cuidar, Tom Coelho diz em seus estudos que temos sete pilares que nos sustentam (eles os chamam das Sete Vidas - família, carreira, saúde, a cultura, a comunidade, a matéria e o espírito). Desenvolver novas habilidades, tentar olhar as coisas com entusiasmo e prazer, querer aquilo que tenho, planejar, estabelecer, cultivar bons amigos... e tentar buscar a Deus acima de tudo! Alinhar esses pilares não é nada fácil. Precisa de força e determinação (assim como uma boa dieta, rsrs).

"Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte?" Romanos 7. 24

"Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente! Assim porque és morno, e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca." Apocalipse 3:15, 16

Eu não quero isso pra mim! E você? Tem feito “feio” para você mesmo?!

Letícia, 32 anos, mestre em Design, coordenadora de produção e artes gráficas de uma distribuidora, professora universitária em um curso de engenharia (tudo a ver), ama arte, artesanatos (só não tem muita habilidade pra coisa). E acima de tudo, mãe da Nina.

Um comentário:

  1. nossa Lets, é isso mesmo que fazemos. Até mesmo quando pensamos que estamos cuidando de nossos interesses nos auto-sabotamos. Isso ocorre, penso eu, quando esquecemos que são 7 os pilares (ou até mais)e aí nos apoiamos em 1 ou 2 e nos definimos por isso... já viu o que acontece, né?! fica igual a cadeira sem um ou dois pés.

    E vamos lá... buscando o eterno

    ResponderExcluir