sexta-feira, 11 de junho de 2010

Olhar para a educação de deficientes

Regiane

Bom dia pessoal! Meu tempo hoje está muito curto e acredito que não terei tempo de postar mais tarde, então para hoje, deixo uma pequena reflexão sobre o olhar diferenciado que devemos ter sobre a educação de deficientes. Vigotsky já havia escrito sobre isso há muuuitos anos, agora com o boom da inclusão essa citação cai como uma luva.

Espero que gostem e colaborem com a divulgação dessa visão.

Visão de Vigotsky sobre deficiência

"A humanidade sempre tem sonhado com o milagre religioso: que os cegos vejam e os mudos falem. É provável que a humanidade triunfe sobre a cegueira, a surdez e a deficiência mental. Porem a vencerá no plano social e pedagógico muito antes que no plano médico-biológico. É possível que não esteja longe o tempo em que a pedagogia se envergonhe do próprio conceito de “criança com defeito” (...) O surdo falante e o trabalhador cego, participantes da vida geral, em toda sua plenitude, não sentirão sua deficiência e não darão motivo para que os outros a sintam. Está em nossas mãos o desaparecimento das condições sociais destes defeitos, ainda que o cego continue sendo cego e o surdo continue sendo surdo."

Vigotski, L.S. Fundamentos da defectologia. Em obras completas. Havana: Editorial Pueblo Y Educacion, Tomo V (1995, p.61)

Regiane, 33 anos, pedagoga especialista em Educação Especial, atuo como professora de educação especial na rede municipal de Bauru, sou cristã, casada há 7 anos e professora da Escola Dominical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário