terça-feira, 1 de junho de 2010

A BAGUNÇA DO MEU CÉU


Letícia

A cada dia fazemos mil planejamentos de como será “se”... Prospectamos namoro, casamento, filhos, casa nova (grande!!!),... até mesmo uma vida eterna é prospectada, mas, inúmeras vezes esse “se” nunca chega, e o que era para ser vivido plenamente e planejado, fica bagunçado.

Quantas são as dicas de como organizar a vida, tempo, casa, armários, carreira, escritório, finanças,... tem até dica de como se organizar para a Copa de 2010.
Minha vida anda meio de ponta cabeça (já faz um tempo), a iniciativa para colocar tudo isso em ordem, acaba sumindo no final do dia. A culpa maior fica pela falta de tempo e espaço. Tenho lido vários textos que falam sobre planejamento e organização, mas acho que o que tem faltado mesmo é um mapa mental e olha que isso também já existe!

Foi lendo um desses textos (Planeje sua vida de Paulo Araújo) que acabei me decidindo por esse blog, uma das perguntas que ele sugeria era a seguinte "O que eu gosto de fazer e que faria até de graça?", optei em terapia de grupo online. Acabei descobrindo que apesar de eu ainda não ter arrumado meu guarda-roupa, nem contratado uma personal styliste, nem jogado todos os meus papéis do mestrado, nem organizado os Cds da minha prateleira, muito menos me mudado para uma casa maior,... que posso meio a eterna bagunça que minha casa e minha vida virou, olhar com os olhos da tia Kiki e fazer daqui e agora O Meu Céu Senhor!

“... O meu Céu, Senhor?! Ai, o meu Céu! E a boquinha a escorrer leite me sorrindo satisfeita; é o ressonar tranqüilo do filho, que se deita. E a chegada do marido; a partida para a escola... O Céu é o mundo corrido do dia-a-dia de agora. É a revoada dos filhos, partindo para o amor! E este amor se renova n'outro amor: filho em flor!

O meu Céu, Senhor? É a cadeira de balanço, balançando de mansinho. . . o fio de lã se enrolando em camadas de arminho: minha mãe tricotando o casado do netinho. O Céu é a luz dos seus olhos, as veias de suas mãos. . .

O meu Céu, Senhor? E o amor, o carinho que vão alisando o caminho tortuoso desta vida. É o nascer de esperanças no sorriso das crianças que o Senhor mandou pra mim. O Céu é participar, é viver os Teus mandados, é descobrir a beleza entre traços mal traçados. É dirigir os meus passos, é dar conta do recado! E suportar com alegria, com orgulho e valentia, o peso no meu coitado. O sabor da vitória, por pequenina que seja, não pode ser suplantado pelo "doce fazer nada"...”

Letícia, 32 anos, mestre em Design, coordenadora de produção e artes gráficas de uma distribuidora, professora universitária em um curso de engenharia (tudo a ver), ama arte, artesanatos (só não tem muita habilidade pra coisa). E acima de tudo, mãe da Nina.

5 comentários:

  1. nossa, eu sempre amei esse poema da Tia Kiki. essa você tirou do fundo mais profundo do seu baú! E quem disse que precisa de tudo organizado para achar as coisas, hein?!
    ;)

    ResponderExcluir
  2. Uau!!! Que legal que está o blog! Li vários posts e acredita que gostei de todos? Parabéns meninas!

    ResponderExcluir
  3. Esse blog é especial demais... Em cada post, cada leitura tenho encontrado algo que anda perdido dentro de mim! Anda meio que despedaçada e cada leitura tem me ajudado juntar os pedacinhos...
    Continuemos em meio as bagunças

    Minha frase do momento: O meu Céu, Senhor? é descobrir a beleza entre traços mal traçados.

    ResponderExcluir
  4. Meninas, está super legal o blog, estou adorando.
    Le, a Nina está uma princesinha. Muito Linda!! Parabéns a todas!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. que saudade da minha pequenina!!!
    Minha vida está completamente bagunçada tb, será mal de família???
    bjkkkk

    ResponderExcluir