quarta-feira, 16 de junho de 2010

DESIGN É TUDO!

Letícia
Quando entrei na faculdade, a alguns bons anos, meu curso ainda se chama Desenho Industrial e toda vez que alguém me perguntava qual era a minha profissão era um grande dilema: ou passava horas explicando que eu não desenhava apenas parafusos, ou deixava as pessoas com cara de interrogação dizendo que eu fazia Design, pois além da vergonha de perguntar o que era, ela também sentia dificuldade em pronunciar o termo.
Hoje em nosso país, em quase totalidade dos cursos, a nomenclatura já passou a ser Design e oficialmente o profissional passou a ser designer, o problema que com a globalização e a web esse termo acabou “caindo na boca do povo” e tudo virou “design” de forma duvidosa ou equivocada, ligando o design ao valor da imagem, mas pouco pensando em seu conteúdo.
O que me irrita ainda mais é limitar esse profissional ao “técnico” não entendendo o design como um termo ligado diretamente à atividade projetual, relacionado à configuração, CONCEPÇÃO e elaboração de ALGO. Digo “algo” porque hoje este profissional vai além do “papel” e da “cadeira”, ele lida com a criatividade e através dela procura atender necessidades básicas, resolver o ambiente e propor soluções que nem sempre são palpáveis, visíveis.

Nunca peça para um designer projetar uma “Ponte”, e sim as possibilidades possíveis para atravessar um “Rio”. Designer Norueguês... Citado por Marcos Rocha (Design Connection/SP/2003).

Porém, apesar de achar que “Design é tudo”, sei que o designer não o é, e o trabalho de criação em certa medida, de transformação das idéias não deve ser realizado exclusivamente por designers e sim por um grupo multidisciplinar com melhores condições das atividades (voltadas à logística e à comercialização, seja lá qual for o setor), pensar juntos, com certeza trará resultados ainda melhores e até quem sabe mudar o conceito do mundo!!!
Letícia, 32 anos, mestre em Design, coordenadora de produção e artes gráficas de uma distribuidora, professora universitária em um curso de engenharia (tudo a ver), ama arte, artesanatos ( só não tem muita habilidade pra coisa). E acima de tudo, mãe da Nina.

2 comentários:

  1. Belo Post Letícia.

    Bem alinhado com a minha área também (Sistemas de Informação).
    A idéia do grupo multidisciplinar é sem dúvidas a base para qualquer área onde atuam profissionais do conhecimento.

    ps.: Conhece SCRUM? Creio que irá se interessar.

    Abraços.
    Danilo

    ResponderExcluir
  2. Muito bom pensar nas características do curso. Design é tudo?

    ResponderExcluir